no 2 de julho

No teu 6º Aniversário - Parabéns meu neto

Hoje o meu coração é um arco-íris

De sete cores em arco a abraçar o meu peito

No tom do mais bonito arranjo
num bouquet de sete notas
que nunca alguém alguma vez, 
se julgaria capaz de compor,
ou ousaria algum dia inventar.

Acordei contigo meu amor.

Com a luz colorida que dás ao meu mundo,
no mais belo quadro de sol
em pinceladas fortes na tela de água,
a vestir o ar que me dá vida.

Agora, que já me sabes guiar em passos pequenos
Num espaço gigante feito ao tamanho dos teus seis anos,
A meia dúzia que já passa de uma mão inteira,
Do percurso já de muitas coisas como um alfabeto inteiro,

Da viagem pela grande magia da escrita,
do preencher de um quadro, uma folha inteira
dos lugares da palavra, da frase e do parágrafo
Do desafio da fonética, para ti em três registos distintos

De todos os números, das grandezas e sucessões,
na grande incursão no mundo matemático.
Do domínio das artes na entrada na geometria
Que já define os objectos do teu mundo

Dos saberes sobre os dias da semana, 
das estações do ano, 
de grupos e categorias das mais diversas coisas,
da diversidade do planeta e do grande reino animal,
de texturas, sons, cheiros e fantasias de um imaginário só teu

Do saber do amor
A mãe, o pai, os tios, a avó os primos em cada cantinho
Do teu maravilhoso universo

Hoje o meu coração é um arco-íris

Nas sete cores em arco a abraçar o meu peito
Paleta que te reservo hoje, só para ti,
Com a ternura da cor das sete notas
Da mais bela melodia que compus para ti

Parabéns meu neto

Sem comentários: