já abri(li) o presente

aqui há uns meses escrevi esta nota no meu diário de bordo:
"depois, uma imagem linda da cascata cor-de-rosa... porque é que eu a vejo assim? não é nada, é a montanha de água lilás. agora até a vejo acocorada por debaixo de um arco-iris. ainda não a bebi mas tenho cá uma vontade, que me apetece largar tudo e ir a correr buscá-la".
foi assim, depois de teres falado no livro do pepetela. coloquei este relato de viagem porque precisava de falar dos pensamentos que me acompanhavam.
é tão simples, dizias, um livro de bolso e custa aí à volta de cinco euros, parece infantil, mas não é. e depois tem personagens curiosíssimas com um nome... deixa lá ver se me lembro...." e não te lembraste, pois disseste uma palavra engraçada que depois me fez rir quando eu descobri que eram os lupis, lupões e jakalupis. na verdade quero saber o que acontece aos poetas e sonhadores nesta trama. provavelmente saberei pois a vida bem me tem revelado, mas fico sempre curiosa ou talvez seja uma forma de ao rever-me aceitar melhor a minha crosta.os outros já sabemos como se besuntam todos nestas coisas da corrida ao ouro.
nesta altura dos presentes debaixo de árvore iluminada lembrei-me de me oferecer.
agora mimo-me. pus dedicatória e tudo. não, foi só assim: Natal de 2009.
embrulhei e fiz um laço de papel com categoria.
desembrulhei-o e pu-lo na cabeceira mas só ontem o bebi.
deixei-me mesmo perfumar pela água lilás.
lareira acesa e tudo. enquanto esperava pela mãe já ao final da tarde. depois só interrompi naquele espaço em que estivemos em conversa quente com o mano mais velho a mãe e os miúdos. mas aquelas personagens seguiram-me e antes de apagar a luz já me tinha despedido. vi a data. foi do período de 83 a 99. enquadrei a inquietude. saboreei as palavras. digeri a mensagem.
este é um daqueles tesouros ("deus das pequenas coisas")que me fez prometer-me, vou contar a estória. aos pequenos e aos mais velhos. o isaac vai saber a estória dos cambutas e dos outros maiores.
aquela do tempo em que os animais falavam e dos uns seres que viviam felizes apesar das diferenças. da vida na montanha e na planície. até ao dia em que sentiram o perfume da água lilás.